Resolvi exemplificar este caso baseado em um blog que acompanho. O blog alvo é o http://financasforever.blogspot.com, mas utilizarei um post em específico para exemplificar
Segue a imagem do post original, ou seja, uma cópia da tela do post como um todo. Como a imagem é grande, segue uma versão reduzida. O objetivo desta imagem é apenas notar a proporção entre a largura e altura do conteúdo navegável da página.
Sim, a imagem apresentada aqui é comprida de propósito, um pouco desproporcional, pois é uma cópia da tela original e mostra a página como ela é vista, a medida que o usuário rola o conteúdo.
O trecho que nos interessa na página, ou seja, que efetivamente contém o assunto do post é o seguinte
Para nossa análise, utilizarei como base, a medida em pixel da imagem original e do conteúdo principal. Não analisarei o tempo de carregamento, cores, harmonia visual, etc, apenas a área ocupada.
A imagem original possui 1240 (largura) x 11555 (altura) pixels ou 14328200 pixels quadrados
A imagem do conteúdo alvo possui 677 x 1041 pixels ou 704757 pixels quadrados.
Sem entrar no mérito de outros parâmetros de análise, notamos que o conteúdo alvo ocupa apenas 4,92% da área da página! Entendo que seja uma área muito pequena ocupada pelo assunto principal.
Ao contruir um blog, sugiro observar também este ponto, ao apresentar uma informação. Em geral, como neste caso, é necessário reestruturar a página, mudar de tela onde este conteúdo é apresentado ou mesmo eliminá-lo.
Um dos gurus em usabilidade na web é o famoso Jakob Nielson [1]. Em uma de suas páginas ele comenta os 10 (dez) erros mais comuns na construção de um website. Vale a pena conferir [2].
Referências
Referências coletadas 08/02/2011 as 11h13m (GMT-3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário