Mostrando postagens com marcador SO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SO. Mostrar todas as postagens

2014/03/30

Criando um Sistema mais Blindado

Não raro quando somos subtraídos de nossos pertences, sofrermos uma grande perda sentimental.

O que também pode ocorrer é uma perda financeira ainda maior, nem tanto pelo objeto roubado (notebook, câmara fotográfica, HD externo) mas sim pelo estrago que as informações na mão de outros podem causar se usadas indevidamente.

Uma dos grandes problemas que ocorre em nossos dias é que os notebooks e computadores de mesa possuem cada vez mais informações pessoais embutidos em seu conteúdo. São cópias de documentos pessoais, fotos, cópias de notas fiscais, senhas, dados de contas bancárias, e por ai vai. De posse desta informações, o ladrão poderia causar um grande problema na vida pessoal da vítima.

Como minimizar a perda de um notebook com tantas informações?
Colocar uma senha no login não é suficiente, pois em geral, basta retirar o HD e colocar em paralelo em outro computador e todos os dados serão acessados.

Eis algumas dicas que tenho usado para minimizar estas possíveis perdas, em ordem crescente de facilidade de aplicá-las no sistema Operacional Windows:

  1. Criação de dois tipos de usuários: uma conta padrão (sem privilégios) para uso diário e outra administrador (com acesso especial) para manutenções e instalações de aplicativos no notebook;
  2. Uso de ferramenta de criptografia: considere usar uma ferramenta de criptografia para guardar os dados. Estas podem ser a do próprio windows (bitlocker para versões windows ultimate) e/ou uma camada adicional para arquivos mais sensíveis (True Crypt) em uma partição completa ou mesmo um único arquivo (contêiner de dados).
  3. Ferramentas de backup: Não vale ficar copiando as pastas de dentro do computador para outro HD externo. É necessário uma ferramenta profissional, que guarde o histórico dos arquivos e garanta maior integridade dos dados. O próprio windows possui tal ferramenta. Caso deseje maior controle e outras funcionalidades, existem várias outras no mercado. Considere sempre criar uma imagem do disco regularmente.
  4. Gerenciador de senhas: use um gerenciador de senhas (como o Password Safe ou Keepass ) para todos os diversos websites e softwares que exijam acesso por senha. É comum o usuário evitar dores de cabeça por manter a mesma senha para todos os websites e portais da web, no entanto, abre uma grande brecha na segurança dos dados. 
Certamente estas dicas não são a solução definitiva para a subtração de dados, mas ajudam a minimizar as perdas. Procure sobre os itens mencionados. Não postarei aqui detalhes sobre cada um dos processos, no entanto o tópico esta aberto para contribuições dos leitores.


2011/01/19

OneNote para iPhone (EUA residentes ?? )

 Hoje ví o anuncio do primeiro Microsoft OneNote para o iPhone.
O título estava bem claro:
"A first look at Microsoft OneNote on the iPhone"



Após ver a página oficial do lançamento (acima), fiquei interessado, especialmente agora que a aplicação esta a custo ZERO, isto mesmo, é FREE, mas por tempo limitado.
Empolgado, instalei o iTunes no netbook, pois sem este, nada de baixar o novo programa da MS (Microsoft).
Resultado: Não está disponível para usuário fora dos Estados Unidos.


Agora tente encontrar esta restrição no texto da página oficial (exceto comentário de outros usuários descrevendo o mesmo problema). 
Na página oficial do aplicativo da Apple (http://goo.gl/kWKFw) também não fala nada da restrição geográfica.

Sem comentários ... Fica para a próxima!

Desautorizar computadores com o iTunes (1,2,3 ... ops, 5!)

Por incrível que pareça, você só pode fazer isso localmente, o que pode ser inviável em muitos casos.

Observei hoje que o número de computadoresautorizados com o meu ID são 3 (três) de um total de 5 (cinco), máximo permitido pela Apple. Atualmente tenho apenas 2 (dois) em uso, ou seja, uma máquina usa meu ID sem meu conhecimento, tendo em vista que troquei pelo menos 3 vezes de computador nos últimos 2 anos.

Recorrendo ao HELP do iTunes, para a minha surpresa, não é possível desautorizar remotamente.
Diz que é dever do usuário tomar cuidado de seguir um procedimento local de desautorização antes de negociar / desfazer fisicamente de uma máquina.

Imagino que se você  formatar uma máquina ou for roubado, lá se foi uma de um total de cinco das autorizações. A proteção que tenho é que a cada nova compra (música, software, filme, etc) efetuada através do iTunes da máquina perdida, é solicitado a minha senha, pelo menos isso!

Veja como é apresentado a informação através do help do iTunes.



No link na base onde diz: "Caso tenha problemas para desautorizar um computador, visite o site iTunes Store Authorization FAQ", conduz para uma página sem conteudo (veja imagem abaixo).


Até o momento, não consegui entender qual é o critério adotado pela APPLE para ter este tipo de controle inviável. Seria falta de verba para destinar programadores web? 
No caso da Amazon, com o produto Kindle, lidando com uma situação praticamente similar de direitos autoriais e assuntos do gênero, é perfeitamente possível fazer este controle pelo painel de gerenciamento.

Veja na tela a abaixo como é SIMPLES este tipo de controle.



OU seja, se você perder, vender, formatar, for roubado, etc, não terá o mesmo PROBLEMA que temos com o iTunes.
E agora? Estou a procura do meu computador com autorização indevida!!
Se você vêr ele passando na tua rua, me avise, pois esta máquina esta com uma autorização iTunes que me pertence!

Nem tudo esta perdido. No help acima é citado a seguinte frase: "Escolha Loja > Visualizar Minha Conta e clique em Desautorizar Todos. Essa opção não é exibida caso não tenha cinco computadores autorizados"
Como não tenho o limite atingido, ou seja, 5 (cinco), não posso ainda dar um purgante no sistema de controle de autorizações. Mas note, isso só pode ser feito "uma vez ao ano", para evitar abusos.

2008/08/30

Erros malucos do Windows Vista

O Win Vista tem lá seus erros e tropeços frequentes. Não é a toa que existe uma legião de usuários nervosos e nada contentes com este SO. Veja mais uma tela que apareceu hoje. É incrível como este Vista pede tanta atualização frequente e apresentar mesmo assim muitos erros.



Não fui atrás deste erro. Estou mais preocupado com uma falha mais grave: não reconhece o mouse. Segundo o que notei nos blogs, a falha é em um arquivo de configuração do próprio Windows Vista chamado "Infcache.1" que ao corromper não tem jeito. Alguns orientam apagar, outros dizem para nem tocar no arquivo.
Segundo o suporte MS, basta atualizar para o SP1 e "tudo" será solucionado, mas nada feito, o problema continua. Mandei até e-mail para o suporte da Logitech, mas não tem jeito.

Ninguém tem uma solução definitiva para o caso.
Conclusão: O Windows Vista não esta MADURO o suficiente.
Solução no meu ponto de vista: Tirar o Windows Vista e instalar o Windows XP
Problema: Mesmo tendo o Win Vista oficial (OEM) na máquina, até onde sei, não é permitido fazer tal downgrade. E agora Bill?