Após coletar os dados de velocidade de internet que obtive em viagens recentes, criei uma lista das cidades que possuem o melhor acesso. Não se trata de uma avaliação científica ou algo muito complexa, apenas uma análise simples dos dados, ou seja, média das velocidades web adquiridos no local de medição. Não levo em conta aqui fatores tais como horário, localização geográfica em relação ao servidor de medição, tipo da conexão do local ou mesmo o ambiente (alberge, hotel, shopping, etc).
Para a coleta, utilizei um programa que algum tempo atrás instalei no iPod touch chamado speedtest.net (um aplicativo free) do site que possui o mesmo nome. Levo meu Ipod sempre comigo, e sempre o utilizo para acessar meus emails ou alguma informação relevante (maps, trajetos, horários, etc) quando estou em algum local distante de meu computador pessoal. Então faço o teste de velocidade de acesso a internet "wifi" para saber minhas limitações de acesso.
Após 55 coletas, fiz um download dos dados que ficaram armazenados no programa. O formato de saida é em CSV que após transportados para o Excel e usando a função PIVOT, cheguei ao seguinte resumo:
As cidades brasileira são medidas a partir de Floripa, pois existe no aplicativo a opção de alterar o local do servidor de medição, isso portanto explica o motivo de Brasilía receber um valor tão baixo. Surpreendentemente Floripa esta entre as melhores em relação as internacionais.
As outras cidades são medida em relação aos servidores estabelecidos nelas mesmas. O que chamou realmente atenção foi que a Itália como um todo, das 4 cidades, em apenas duas fiz a medições e as conexões eram muito ruins.
O objetivo do post é apresentar a ferramenta speedtest e sua opção de salvar os dados coletados em formato CSV, portanto, não espere uma verificação muito analítica a respeito. Continuarei a coleta dos dados e possivelmente no futuro farei uma análise mais aprofunda, evitando possíveis distorções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário