2017/09/13

LaTeX e algumas dicas de Uso

Segue algumas dicas rápidas de uso que aprendi ultimamente usando o LaTeX.

Bibliografia Incorporada ao Documento : Facilitador

Uma das formas usuais de usar referências bibliográficas, é utilizar um arquivo a parte .bib contendo as referências. Serão listadas no documento somente as utilizadas. Caso queira colocar tudo em um único arquivo (versão final), basta compilar e procurar a o arquivo .bbl.
No arquivo .bbl bastas fazer uma limpeza dentro do trecho compreendido entre "\begin{thebibliography}{10}" até "\end{thebibliography}".  Mantenha os itens  começados com "\bibitem{" e incorpore no artigo final .tex. Assim o arquivo final .tex terá um arquivo externo a menos. Pode ser vantajoso para fins de arquivamento. 

Gerando Arquivos PDF com Saídas que permitem a cópia correta do Caractere Acentuado

Não são poucas as vezes que ao deparar com um artigo em PDF em texto latino (inclusive na língua portuguesa), ao copiar um parte do texto para referenciar ou mesmo usar como base de citação. o texto apresenta erros de acentuação. Dependendo do tamanho do texto, gera um grande trabalho para arrumar manualmente.
Para gerar arquivos PDF na língua portuguesa, sem este problema, usar a
linha \usepackage[T1]{fontenc}
Como no exemplo abaixo para a lingua "swedish" que também sofre o mesmo problema.

\documentclass[12pt, a4paper]{article}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[swedish]{babel}
\usepackage{fullpage}
\begin{document}
åäö
\end{document}
Esta observação veio de uma do uso do modelo ABNT para Dissertações e Teses. Notei que o resultado gerado  em PDF era possível copiar corretamente. O que não ocorria com artigos do IEEE. Sendo assim, o código acima foi uma dica de https://tex.stackexchange.com/questions/144858/weird-text-when-copying-from-pdf como uma solução para este caso.

Outras dicas

Neste documento em outro momento. Expandindo o texto gradualmente.

Nenhum comentário: