Utilizar números geralmente impressionam, mas se mal empregados podem indicar desinformação e não apoiar corretamente a argumentação da venda.
Veja um exemplo que achei hoje na internet.
Existe um serviço interessante chamado LoJack® que permite o rastreamento do seu notebook (ou laptop) depois de roubado. O rastreamento permite a recuperação física do produto, com a ajuda das autoridades locais, ou mesmo apagar informações sensíveis remotamente no computador roubado.
A empresa Lojack diz no website da Dell que "acima de 600.000 laptops são roubados a cada ano, o que significa um a cada 53 segundos. 97% dos PC roubados nunca são recuperados".
No website da mesma LoJack já diz que "mais de 2 milhões de laptops são roubados a cada ano, significando que você tem a chance 1 em 10 de ser uma vítima de laptop roubado"
O objetivo de ambas as estatísticas (independente de serem contraditórias: 600 mil vs 2 milhões) é mostrar o grande número laptops roubados, no entanto apresenta uma falha grave, estes números não trazem informação de qualidade e portanto, não dizem muita coisa.
Ambos os dados estatísticos poderiam ser complementares e interessantes se informassem:
- O ano em que foi feito a medida
- O local (abrangência) da medida
- A fonte da informação
- "um a cada 53 segundos" significaria "595.413" (1) laptops roubados ao ano, não representando "acima de 600.000" conforme comentado.O correto seria "um a cada aproximadamente 52 segundos"
- "significando que você tem a chance 1 em 10 de ser uma vítima de laptop roubado". De onde veio esta conclusão? Significa isso que 20 milhões de unidades são vendida por ano ou que volume total de laptops na região é de 20 milhões de unidades (2)? ou ainda é baseado em outra forma de medição?
A falta de conhecimento mínimo de metodologia científica torna alguns dados estísticos utilizados em alguns websites em informações sem qualidade ou sem sentido.
Notas
(1) (365d*24h*60m*60s) / 53s = 595.413 (aprox)
(2) 2 milhões roubados / 20 milhões (base total ou vendidos (?)) = 1/10 a chance de ser uma vítima.
Curiosidade contidas em um FAQ do LoJack:
- Norma de como destruir efetivamente as informações de um disco rígido - US Department of Defense 5220.22-M Magnetic Media Sanitizing Standard
- Recomendações de como apagar informações de um disco rígido - NIST Special Publication 800-88: Guidelines for Media Sanitization: Recommendations of the National Institute of Standards and Technology
Nenhum comentário:
Postar um comentário