2010/04/23

Mensagens codificadas nas cartas

Achei um código 2D tipo matriz de dados em uma carta de uma operadora de telefonia / adsl a cabo. Colocaram este código no topo da carta, logo acima do endereço de correspondência.


Note que o destinatário é alguém genérico ("The Resident"). O que me importava era saber sobre os dados codificados associados a correspondência. Tirei uma foto deste código e na medida do possível fiz a ampliação. Veja como ficou abaixo a imagem ampliada com código 2D comentado.


  • Estaria todo o endereço do destinatário dentro desta matriz de dados?
  • Teria alguma informação adicional?
Após tirado a foto do código 2D, salvei em bmp/gray scale (escala de cinza), conforme solicitado pelo decodificador on-line. Usei o decodificador na página http://www.2dtg.com/decode.html

Bingo! O resultado foi 334930014/04 que nada mais é que o código do "futuro" cliente (este código aparece no topo da carta - não apresentado aqui)


Ainda não sei o real motivo deste informação redundante, mas acredito que seja para o caso da carta retornar. Algum funcionário da empresa coleta facilmente estes dados, através de um leitor 2D, e confronta o código de todas as cartas que retornaram com os dados da mala direta, evitando assim que sejam reenviadas para o endereço sem resultados. Esta é uma das hipóteses.
  • Seria possível embutir todo o endereço do cliente e outras informações?
Sim. Descobri que o código utilizado é o Semacode. Em teoria, poderia conter quaisquer dados alfanuméricos, incluindo o endereço. Esta informação é no mínimo curiosa!
Para saber mais, veja outras formas de código de barra comentados na wikipedia.
Somente lineares, existem listados 32 tipos. Os 2D são 48 referenciados até esta data (23 de Abril de 2010).





Nenhum comentário: