2014/03/30

Criando um Sistema mais Blindado

Não raro quando somos subtraídos de nossos pertences, sofrermos uma grande perda sentimental.

O que também pode ocorrer é uma perda financeira ainda maior, nem tanto pelo objeto roubado (notebook, câmara fotográfica, HD externo) mas sim pelo estrago que as informações na mão de outros podem causar se usadas indevidamente.

Uma dos grandes problemas que ocorre em nossos dias é que os notebooks e computadores de mesa possuem cada vez mais informações pessoais embutidos em seu conteúdo. São cópias de documentos pessoais, fotos, cópias de notas fiscais, senhas, dados de contas bancárias, e por ai vai. De posse desta informações, o ladrão poderia causar um grande problema na vida pessoal da vítima.

Como minimizar a perda de um notebook com tantas informações?
Colocar uma senha no login não é suficiente, pois em geral, basta retirar o HD e colocar em paralelo em outro computador e todos os dados serão acessados.

Eis algumas dicas que tenho usado para minimizar estas possíveis perdas, em ordem crescente de facilidade de aplicá-las no sistema Operacional Windows:

  1. Criação de dois tipos de usuários: uma conta padrão (sem privilégios) para uso diário e outra administrador (com acesso especial) para manutenções e instalações de aplicativos no notebook;
  2. Uso de ferramenta de criptografia: considere usar uma ferramenta de criptografia para guardar os dados. Estas podem ser a do próprio windows (bitlocker para versões windows ultimate) e/ou uma camada adicional para arquivos mais sensíveis (True Crypt) em uma partição completa ou mesmo um único arquivo (contêiner de dados).
  3. Ferramentas de backup: Não vale ficar copiando as pastas de dentro do computador para outro HD externo. É necessário uma ferramenta profissional, que guarde o histórico dos arquivos e garanta maior integridade dos dados. O próprio windows possui tal ferramenta. Caso deseje maior controle e outras funcionalidades, existem várias outras no mercado. Considere sempre criar uma imagem do disco regularmente.
  4. Gerenciador de senhas: use um gerenciador de senhas (como o Password Safe ou Keepass ) para todos os diversos websites e softwares que exijam acesso por senha. É comum o usuário evitar dores de cabeça por manter a mesma senha para todos os websites e portais da web, no entanto, abre uma grande brecha na segurança dos dados. 
Certamente estas dicas não são a solução definitiva para a subtração de dados, mas ajudam a minimizar as perdas. Procure sobre os itens mencionados. Não postarei aqui detalhes sobre cada um dos processos, no entanto o tópico esta aberto para contribuições dos leitores.


Nenhum comentário: